20/01/2011

Organize a mesa de trabalho

Tem algum dia específico para organizar a sua mesa no trabalho? Algumas pessoas fazem isso à sexta-feira de tarde, assim quando chegarem na segunda-feira de manhã a mesa estará impecavelmente limpa. E uma mesa limpa produz efeitos positivos.

A sua produtividade e a sua imagem profissional podem estar comprometidas se a desordem estiver instalada. Se é daqueles que tem a mesa atolada de documentos, material de escritório, pilhas de papéis, post-its colados por todo o lado então siga as dicas:
¨      Desocupe a mesa. Tire tudo da superfície da mesa, à excepção do computador e do telefone e amontoe tudo numa caixa ou no chão.
¨      Comece a analisar e a seleccionar cada item e decida o destino de cada um.
¨      Arquive, recicle, deite fora o que é dispensável, encaminhe para outra pessoa ou simplesmente deixe na sua pasta de assuntos pendentes.
¨      Repita o processo até que o amontoado desapareça e consiga dar encaminhamento a tudo. Não deixe nada para decidir mais tarde!
Sobre a mesa deverá estar apenas o computador, o telefone, a pasta de assuntos pendentes, um bloco para notas, uma garrafa ou copo de água e um ou outro objecto decorativo (por ex.: fotografias).
Depois de tudo em ordem, pelo menos uma vez por dia, organize a pasta de assuntos pendentes e não deixe acumular documentos em cima da mesa. Se verificar que há algo que tenha que pôr em prática todos os dias, coloque isso na sua rotina diária.
Se tiver alguma sugestão, adicione-a aos comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário