12/01/2011

Dinheiro vs Poupanças

Se sempre que pensa em poupar associa essa ideia a restrições na sua vida reveja a sua atitude. Para além de ficar com um conhecimento profundo de às quantas andam as suas finanças também aprende a fazer as escolhas certas e a equilibrar o seu orçamento. Tudo isso implica esforço e alguns sacrifícios, mas em vez de lamentar as perdas idealize o que poderá fazer com o dinheiro que conseguir poupar.

Não coloque em risco a saúde das suas finanças e tenha em conta as seguintes dicas:

¨      Não poupe só no fim do mês.
Nessa altura do mês o dinheiro já acabou e já não tem mais o que poupar. Poupar depende das nossas escolhas diárias. O segredo é conseguir gastar menos do que aquilo que se recebe. Os especialistas aclamam que se guarde 5% daquilo que se ganha mensalmente e se vá aumentando progressivamente essa percentagem. Faça essa transferência no dia em que receber o vencimento e mantenha-se fiel a esse novo hábito.

¨      Saiba dizer “não”.
Quando alguém lhe pedir dinheiro emprestado, um amigo ou um familiar, preste atenção e analise friamente se o montante que esta em causa lhe vai fazer realmente falta ou não. Se for o caso informe, educadamente, que não tem possibilidade para emprestar.

¨      Utilize dinheiro vivo quando for às compras.
Um método infalível para ter noção dos seus gastos é pagar todas as suas contas com dinheiro vivo. Se ainda assim preferir utilizar o cartão de débito/crédito guarde todos os talões de compras que efectuar durante o mês e some tudo para ter uma noção real dos seus gastos e saber onde poderá poupar.

¨      Estabeleça objectivos específicos.
Os bens materiais fazem parte da vida portanto tenha sonhos palpáveis. Ao desejar muito um bem material esforça-se mais para conquista-lo.

¨      Não delegue demais.
A vida moderna mantém-nos ocupados grande parte do dia e tendemos a delegar tarefas no marido, na irmã, na tia, no pai. Tenha uma palavra a dizer e tome as rédeas ao seu dinheiro.

¨      Aprenda a investir o seu dinheiro.
Hoje em dia existem produtos para todos os gostos. Para o seu dinheiro crescer procure ajuda especializada e faça as melhores opções de investimento que se enquadram nas suas especificidades.

¨      Faça as refeições em casa.
Os peritos afirmam que os gastos com a alimentação devem corresponder a 20% do gasto total mensal. Faça as contas. Muitas vezes não nos apercebemos dos gastos invisíveis. Como deixar de comer está fora de questão tente poupar comendo mais vezes em casa. Se puder almoçar em casa faça-o, se não experimente levar o almoço para o escritório. Faça o mesmo com o pequeno-almoço e com o lanche. Pequenos hábitos podem fazer toda a diferença.

E não se esqueça….controle os seus impulsos!

Sem comentários:

Enviar um comentário