01/02/2011

Qual é a rotina de manutenção do seu colchão?


Para manter o seu colchão nas melhores condições e assegurar um sono reparador veja as dicas que se seguem. Saiba como limpar um colchão e prolongue a vida do seu com limpezas regulares.

¨      Remova o pó da superfície do colchão
Com o tempo, pó, ácaros, pêlos, poeira e outras partículas acumulam-se no colchão. Utilize o aspirador com o acessório para estofos, para aspirar a superfície do colchão em intervalos regulares.

¨      A cada seis meses, certifique-se de virar o seu colchão
Dependendo do tamanho do colchão esta é uma tarefa em que necessitará de ajuda.
Para assegurar um desgaste uniforme, inverta colchão, pelo menos de seis em seis meses, de baixo para cima e de maneira que o topo fique no fundo.

¨      Cubra o colchão, para protegê-lo, com uma capa protectora
Considere a compra de uma capa protectora para envolver a superfície do seu colchão. Tenha em conta a escolha de uma capa lavável, fácil de remover e de substituir.

¨      Deixe o seu colchão respirar
Diariamente, deixe o colchão arejar entre 5 a 10 minutos antes de fazer a cama. Sempre que proceder à troca de lençóis deixe o seu colchão arejar por um tempo prolongado. Se vai de fim-de-semana aproveite para deixar o colchão desprovido de lençóis a “respirar”.

Os entendidos afirmam que se deve substituir o colchão de 10 em 10 anos. Depois desse tempo, as condições de firmeza e higiene não são as mesmas e a sua função não é desempenhada correctamente, podendo ser prejudicial para a saúde.


A limpeza de colchão é um ritual necessário. Com estas dicas pode tornar a tarefa menos difícil.

Sem comentários:

Enviar um comentário