10/02/2011

Organizar CD’s e DVD’s

Junte todos os CD’s / DVD’s que estiverem espalhados pela casa ou carro e arrume-os nas respectivas caixas. Faça uma selecção do material que pretende guardar. Tenha em conta que só deve guardar aquilo que efectivamente gosta. Se possui uma colecção de CD’s ou DVD’s que nunca ouve ou vê a melhor opção será doar, trocar ou tentar vende-los.

Escolha o espaço adequado para guardar as suas colecções, tenha em conta a quantidade de CD’s/DVD’s que possui e deixe algum espaço livre para as novas aquisições que possa fazer. Se não tiver espaço suficiente opte por utilizar caixas específicas que pode adequar à sua decoração.

Os CD’s / DVD’s deverão ser agrupados por categorias e subcategorias, como por exemplo Rock, Pop, Colectâneas, Musica Clássica, Musica Popular, Infantis, etc. Dentro de cada categoria pode organizar em subcategorias como titulo, cantor, compositor, música nacional ou internacional. Após a criação destas subcategorias coloque tudo por ordem alfabética.

No caso dos CD’s de instalação de softwares o ideal é guardar tudo junto, de preferência próximo do computador.
Separe os DVD’s de filmes dos de musica e utilize separadores com as letras que correspondem às inicias das categorias que utilizou.
Sempre que tirar um CD/DVD do lugar volte a colocar de onde o tirou. Se começar a deixar tudo fora do lugar depois dificilmente encontrara o que procura. Uma táctica que pode seguir é sempre que ouvir um CD de música deixe-o um pouco de fora da prateleira assim será mais fácil na hora de voltar a colocar no devido lugar. E não se esqueça, para manter a organização peça a todos os membros da família que após a utilização coloquem sempre tudo no sítio.

Crie um banco de dados mantendo um inventário de todos os títulos. Experimente criar um documento em Excel onde vai inserir toda a informação respeitante à sua colecção de CD’s e DVD’s.

Sem comentários:

Enviar um comentário