11/02/2011

Organize a correspondência


Vivemos na era das novas tecnologias mas a verdade é que a maioria de nós ainda recebe correio tradicional. Perca algum do seu tempo diário e separe a correspondência assim que a recebe não deixando que se acumule. Demora apenas alguns minutos: abra, leia e organize a correspondência deitando fora tudo o que for inútil e dispensável, como a publicidade por exemplo. Faça essa classificação próximo de um cesto com lixo para reciclagem e livre-se do papel menos importante imediatamente.


A correspondência que precisa de resposta coloque numa pasta, denominada “Agir”, para que possa dar atenção aos assuntos mais prementes. Coloque as contas a serem pagas nesta pasta por data de vencimento de forma a não esquecer nenhuma. Limpe esta pasta uma vez por semana.



A restante correspondência arquive num dossier utilizando separadores ou em pastas de documentos, por exemplo:

¨      Separador “Contas” – para documentos referentes a pagamentos já efectuados (telefone, internet, luz, água, gás, TV Cabo)
¨      Separador “Casa” – para todos os documentos relativos à casa (seguro da casa, condomínio)
¨      Separador “Banco” – para os documentos respeitantes às contas do banco (extractos bancários, acções, investimentos);
¨      Separador “Impostos” – para os documentos relativos aos impostos (documentos fiscais);
¨      Separador “Medicina” – para documentos médicos (consultas, seguro de vida, seguro de saúde, recibos de medicamentos);
¨      Separador “Carro” – para documentos relativos ao automóvel (seguro, manutenção, inspecções);
¨      Separador “Trabalho” – para documentos relativos à função que exerce profissionalmente (recibos de vencimento, recibos de despesas, justificações de faltas). 

Diminua assim o fluxo de correspondência por abrir e mantenha as contas para pagar e documentos importantes organizados e sempre à mão para qualquer eventualidade que possa surgir.

O que funciona para si?

Sem comentários:

Enviar um comentário