23/12/2010

Mesa de Natal

Já sabe como vai dispor copos, pratos e talheres neste Natal?

Uma ocasião especial como o Natal, em que reunimos a família e amigos para celebrar e trocar presentes justificam alguns detalhes.
Um dos detalhes importantes é saber como organizar os convidados na mesa. Um jantar informal dispensa uma distribuição rígida à mesa, apenas se deve ter em conta a distribuição de pessoas mais idosas que devem ficar sentadas à direita dos anfitriões. De resto a recepção de familiares e amigos exige bom senso, simplicidade e delicadeza.

A mesa tem que ser preparada de acordo com o que se vai servir, mas lembre-se que uma mesa elegante não significa que se exagere na quantidade do que se coloca sobre ela.
¨      A toalha da mesa pode ser lisa ou com motivos natalícios. Pode optar por colocar uma toalha branca e utilizar louça colorida conjugando a cor com os tons com que decorou o resto da casa. Se utilizar motivos coloridos dê preferência a louça mais simples e minimalista.
¨      Se a mesa tiver muitos elementos decorativos, dê preferência a copos simples. Caso contrario utilize copos trabalhados.
¨      O talher deve ser simples, disposto na mesa pela ordem que vai ser utilizado.
¨      Os guardanapos podem fazer contraste com a toalha, podendo ser de pano ou de papel. Dê um toque distinto e original à decoração utilizando porta - guardanapos alusivos à época. Existem de várias forma e feitios e alguns remetem para o Natal.

Disposição à mesa.

¨      Crie o requinte da sua mesa com a utilização de cartões para marcação dos lugares à mesa, onde conste o nome de cada um à frente do local onde se irá sentar.







¨      Os centros de mesa garantem o bom gosto à sua mesa. Evite arranjos com flores muito chamativas e muito altos que não permitem a visão entre os convidados. Os melhores centros de mesa são aqueles que permitem que os convidados se possam ver durante a conversa. Prefira centros pequenos e inodoros que não interfiram no aroma da comida e da bebida, nem nas especificidades de cada convidado. O mesmo se aplica à utilização de velas e castiçais.





A mesa deve ser preparada com elegância e empenho mesmo que receba só familiares. As recordações que perduram são sempre as que se passam à volta da mesa.

Seja uma excelente anfitriã na hora de receber os seus convidados!

Sem comentários:

Enviar um comentário