07/12/2010

A Árvore de Natal

A árvore de Natal é uma das maiores tradições que antecipam a celebração do Natal, com a sua montagem está implícita a contagem dos dias para o tão aguardado dia.

A árvore é considerada um símbolo divino, tem raízes muito longínquas e não é costume exclusivo de nenhuma religião em particular. A primeira referência a uma árvore de Natal nos moldes de hoje data do séc. XVI em Strasbourg, onde era enfeitada com frutas, doces e papéis coloridos.

Reza a historia que o pinheiro foi escolhido como símbolo do Natal dada a sua forma triangular que de acordo com a tradição cristã representa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Segundo a tradição o dia de montar as ornamentações e outras decorações natalícias é no dia 6 de Dezembro (Dia de S. Nicolau) e desmontá-la até dia 6 de Janeiro (Dia de Reis).

A árvore de Natal requer alguns cuidados antes e após a sua montagem:

(1)    Determine o local onde a árvore irá ser exposta;

(2)  Tenha em conta a altura máxima que pode atingir antes de comprar;

(3)  Opte por uma árvore artificial, para além da durabilidade ser maior ainda está a proteger o meio ambiente;

(4)  Mantenha a árvore afastada de fontes de calor como televisão, aquecedores, lareiras uma vez que pode ser perigoso;

(5)  Certifique-se que a árvore não esteja a bloquear nenhuma janela ou porta e que permite a livre circulação das pessoas;

(6)  Verifique se as luzes estão a funcionar correctamente antes de as colocar e nunca deixe as luzes acesas sem vigilância;

(7)  Procure não colocar as luzes próximas de ornamentos delicados (à base de papel ou plástico), reduzindo assim o risco de incêndio;

(8)  Não sobrecarregue os circuitos eléctricos;

(9)  Se existirem crianças ou animais domésticos tenha em atenção que a árvore de Natal deve ser fixa a um elemento estável para evitar eventuais quedas. Decorações mais frágeis ou perigosas não devem ser colocadas no fundo da árvore onde as crianças facilmente chegarão.

(10)     Se este ano ainda teve que optar por uma árvore verdadeira não se esqueça de a reciclar. Existem, em alguns locais, postos de recepção de árvores de Natal utilizadas. Informe-se junto dos Bombeiros da sua área sobre os processos de recolha.

A árvore de Natal está escolhida, montada, os enfeites cuidadosamente pendurados, as iluminações cintilam. Assegure-se que mantém algumas precauções durante a época natalícia para garantir a sua segurança.

1 comentário:

  1. Mas que imagens Natalícias tão bonitas ilustram este blog. Parabéns

    ResponderEliminar