03/12/2010

Economize dinheiro no Natal

Todos os anos é a mesma coisa, gastamos o que temos e o que não temos nesta época. Este ano vamos comprometer-nos a fazer diferente, vamos economizar!

Para isso basta apenas usar a criatividade. Confira as dicas que podem fazer a diferença:

¨      Planeamento é a palavra de ordem. Organize tudo com antecedência assim não ultrapassará o seu orçamento nem corre o risco de comprar por impulso nos últimos minutos. Mantenha o foco.

¨      Economize durante todo o ano, colocando regularmente uma pequena quantia de parte para ser utilizada nesta altura.

¨      Limite os valores que pretende gastar de forma realista, fazendo uma lista de todos os itens necessários (presentes, ceia de Natal, etc) e siga-a à risca evitando gastos desnecessários.

¨      Faças as suas compras com antecedência, para além de repartir o custo por mais meses ainda pode aproveitar os saldos.

¨      Antes de efectuar qualquer compra pesquise preços e utilize vales de desconto e outras ofertas. É uma grande economia de dinheiro!

¨      Faça os seus próprios cartões de boas-festas ou utilize os disponibilizados na internet de forma gratuita.

¨      Ofereça vales - presente. São uma boa opção para a falta de tempo e para quando não se sabe qual o presente perfeito.

¨      Opte por decorações com materiais naturais, pequenos ramos de árvores ou pinhas com que pode fazer diversas ornamentações.

¨      Aproveite a veia artística do seu filho e entretenham-se a executar enfeites de Natal. A decoração da sua árvore será mais especial.

¨      Use folhas de jornal para fazer embrulhos personalizados. A secção dos cartoons faz um papel de embrulho bonito.

¨      Faça os seus próprios presentes.

¨      Ao invés de comprar um presente para cada pessoa, organize um Amigo Secreto, para que cada um compre apenas um presente por um preço fixo. Assim reduzirá drasticamente os custos, sobretudo se a família ou o grupo de amigos for grande.

¨      Se for o caso, avise a sua família que está a tentar saldar dívidas. Terá o apoio e a compreensão dos seus familiares.

¨      Partilhe o custo da ceia de Natal com os seus familiares. Cada pessoa pode oferecer um item (bebidas, sobremesas, etc).

¨      Economize com as luzes. Apague-as quando estiver ausente e opte por luzes LED (diodo de emissão de luz) com maior eficiência energética.

¨      Invista numa árvore de Natal artificial após esta época uma vez que entram em liquidação.

Aproveite esta época para se lembrar do verdadeiro significado do Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário