12/11/2010

Passar a Ferro


Para muitos a pior tarefa doméstica é passar a ferro, a pilha de roupa acumula-se e o desespero aumenta. Mas como evitar a síndrome da pilha de roupas? A solução é tornar a rotina mais fácil e ágil. Tome uma atitude!

Passo 1 - Uma boa dica é não deixar as roupas expostas ao sol por muito tempo. O ideal é que sejam recolhidas do estendal assim que estiverem secas.

Passo 2 – Separe as roupas que precisam de ser passadas e as que dispensam o uso do ferro. Dobre as peças com cuidado para evitar que amassem mais.

Passo 3 – Ter um bom ferro de passar é o terceiro passo. Existem modelos que funcionam a seco ou a vapor.

Passo 4 – Observe o tipo de tecido e adapte a temperatura adequada para cada peça de roupa. Se não constar na etiqueta vá regulando aos poucos. A regra é: quanto mais sintético for o tecido, mais fria deve ser a temperatura do ferro.

Passo 5 – Use produtos que auxiliam na remoção de vincos e partes enrugadas e fazem com que o ferro deslize mais facilmente.

Passo 6 – Passe primeiro as peças maiores e deixe para o fim as peças mais pequenas que serão engomadas já com o ferro desligado.

Passo 7 – Passe sempre as roupas pretas, de cetim ou de linho do avesso. Evita brilhos e marcas. Se não quiser passar do avesso coloque um pano bem fino por cima.

Passo 8 – Siga a mesma indicação para peças delicadas, com bordados ou aplicações e use o ferro em baixa temperatura.

Passo 9 – Nunca coloque roupa a secar em cima de aquecedores e desligue sempre o ferro de engomar, quando interromper ou acabar o seu trabalho para diminuir o consumo eléctrico.

Sem comentários:

Enviar um comentário