29/11/2010

Limpe uma gaveta

Ou um armário ou uma mesa. Não precisa limpar uma divisão inteira, comece por uma pequena área. Simplifique. Não é necessário fazer tudo numa assentada só. Pode e deve fazer uma coisa de cada vez, em pequenos passos.


Comece pela gaveta onde guarda os documentos e crie um sistema de arquivamento.

1.       Esvazie a gaveta e crie um conjunto de pilhas;

2.      Seleccione por pilhas diferentes os documentos mais importantes ou os itens que pretende guardar. Numa pilha ficam os documentos relativos a seguros, noutra pilha as despesas médicas, noutra pilha pagamentos por fazer, etc e noutra pilha documentos ou itens para o lixo/reciclagem. E lembre-se não há espaço para “eu decido isso depois”;

3.      Em seguida analise novamente a pilha do lixo/reciclagem. Encontrou alguma coisa importante que tenha escapado? Então coloque-a novamente na pilha a que verdadeiramente pertence.

4.      Deite fora todo o resto. Recicle, doe ou deite para o lixo agora mesmo!

5.      Organize os itens que decidiu manter, voltando a arruma-los de forma ordenada, deixando espaços livres em cada gaveta.

6.      Utilize dossiers ou pastas para guardar a documentação do banco por data de recepção; os seguros; etc. Utilize separadores para distinguir o tipo de documentos ou coloque rótulos nas pastas. Assim sempre que precisar de localizar algum documento será bem mais fácil e rápido.

7.      No futuro tente ir arquivando os documentos à medida que os recebe. Certifique-se que há sempre lugar para tudo. Controle a papelada antes que ela se transforme em desordem. Assim nunca terá pilhas de papéis por organizar e arquivar nem itens fora do sítio.

Sem comentários:

Enviar um comentário