A mudança de horário é uma tradição de longa data, reduz a necessidade de iluminação durante a noite e por isso o horário de verão é considerado uma economia de energia.
O relógio humano usa a luz do dia para permanecer sincronizado com o seu meio ambiente. Na verdade, o horário de verão pode causar uma perturbação sazonal significativa que pode ter outros efeitos uma vez que o nosso ciclo biológico segue um ciclo de 24 horas de sol. A mudança da hora para o horário de verão dá uma hora a mais de luz solar, mas quando mudamos o nosso relógio, temos que redefinir o relógio interno do nosso corpo.
Com a chegada do horário de verão o relógio biológico fica confuso e podem aparecer sintomas como cansaço, sonolência, dificuldade em dormir, desconforto físico e mental entre outros aspectos.
Considere estas dicas para a transição para o horário de verão:
¨ Evite a privação do sono, mude o seu estilo de dormir. Um dia antes da mudança de horário tente deitar-se um pouco mais cedo do que o habitual (2 a 3h). E repita o processo até que o seu corpo esteja mais adaptado. O importante é que tenha horários regulares de sono.
¨ Mantenha um cardápio saudável, faça refeições leves, que não exijam muito esforço do organismo para a digestão.
¨ Evite estimulantes como café, chá, refrigerantes ou mesmo cigarros antes de dormir.
¨ Deixe tudo organizado para o dia seguinte, assim evita perder tempo antes de sair de casa na segunda-feira.
¨ Na primeira semana do novo horário tente fixar horários para as suas tarefas e tente respeitar isso ao máximo. Evita assim distúrbios de apetite, como fome fora de horas, e o cansaço exagerado.
O melhor que tem a fazer é aproveitar ao máximo a hora “extra” no horário de verão. Aproveite para ficar mais tempo com a família, os amigos, passear, fazer uma mudança na sua rotina ou fazer outras actividades que lhe dêem prazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário