Aqui ficam algumas dicas para a ajudar a seleccionar o que fica e o que vai. O primeiro passo para arrumar o armário é livrar-se dos entulhos (roupas, acessórios e sapatos que você não usa há um bom tempo), ás vezes uma disposição melhor das peças traz um ganho de espaço.
Roupas: separe aquelas que usa com frequência daquelas que simplesmente não usa. As que não usa pode separar por três grupos:
1. Para arranjar: as que precisam de um ajuste (botões, costuras) e que vão para a costureira.
2. Para doar: as peças que não tenha usado nos últimos dois anos, que não gosta, que não servem mais, o que deixou de ser moda ou o que comprou num impulso. Doe essas roupas irá sentir-se bem e ajudar quem mais precisa.
3. Lixo: as roupas sem qualquer tipo de conserto, velhas e que nem para doação servem.
Analise cada item. Não vale a pena guardar essas peças que só enchem o armário. O importante é ter peças de qualidade que, ai sim vale a pena guardar.
O proximo passo será separar as roupas e sapatos por estações do ano e começar por guardar as que não irá usar agora. Se possivel, guarde-as num local especifico do armario (partes superiores, por exemplo). Certifique-se de que todas as peças estejam limpas uma vez que guardadas sem serem lavadas podem ficar danificadas.
Após esta selecção organize as roupas em cabides ou gavetas, por cores seguindo uma disposição em degrade, frequência de uso ou estilo. Os armários além de cabides, necessitam de acessórios como caixas e suportes para cintos. Existem no mercado diversos tipos de cabides ideais para diversas finalidades. Utilize modelos específicos de cabides para cada peça: calças, com presilhas para saias, cintos, lenços e bijutarias. Os cabides ocupam menos espaço e são mais fáceis de manusear quando dispostos na mesma direcção, com o gancho virado para dentro e do mesmo modelo e cor. Esmere-se e tudo ficará mais organizado!
Divida o armário por sectores:
1. Peças longas (vestidos, casacos, túnicas, robes);
2. Camisas e blazers;
3. Calça;
4. Saias.
Assim terá uma sequência decrescente. Agora faça o mesmo com as cores, agrupe as peças por cores, dos mais escuros para os mais claros. Alguns armários possuem prateleiras ajustáveis o que ajuda a planear o espaço de cada sector. Tenha em mente que o objectivo é maximizar a quantidade de espaço que tem disponível no armário.
As gavetas são ideais para guardar peças pequenas como lingerie, meias, lenços, luvas, cachecóis e bonés. Sem uma boa gestão do espaço, pode acontecer que caso queira encontrar alguma coisa, se torne difícil. Uma ideia será criar espaços com divisórias à sua medida. O segredo está em encaixar tudo de uma forma organizada.
Use saches perfumados nas gavetas, caixas e pendurados entre os cabides, um cheiro agradável revigora. Se optar por usar bolas de naftalina não deixe que as mesmas toquem na roupa.
Está na altura de se afastar um pouco e de olhar o seu armário. Está harmonioso? Se sim, está no caminho certo. Se não tente ver o quer lhe agrada mais e corrija. À medida que for usando o seu armário vai percebendo que peças ficam melhor em determinado espaço e vai fazendo adaptações às suas necessidades diárias.
Um armário organizado é sinal de uma vida organizada!
Está na altura de nos dares dicas sobre arrumação de gavetas...
ResponderEliminar