11/02/2011

Organize a correspondência


Vivemos na era das novas tecnologias mas a verdade é que a maioria de nós ainda recebe correio tradicional. Perca algum do seu tempo diário e separe a correspondência assim que a recebe não deixando que se acumule. Demora apenas alguns minutos: abra, leia e organize a correspondência deitando fora tudo o que for inútil e dispensável, como a publicidade por exemplo. Faça essa classificação próximo de um cesto com lixo para reciclagem e livre-se do papel menos importante imediatamente.


A correspondência que precisa de resposta coloque numa pasta, denominada “Agir”, para que possa dar atenção aos assuntos mais prementes. Coloque as contas a serem pagas nesta pasta por data de vencimento de forma a não esquecer nenhuma. Limpe esta pasta uma vez por semana.



A restante correspondência arquive num dossier utilizando separadores ou em pastas de documentos, por exemplo:

¨      Separador “Contas” – para documentos referentes a pagamentos já efectuados (telefone, internet, luz, água, gás, TV Cabo)
¨      Separador “Casa” – para todos os documentos relativos à casa (seguro da casa, condomínio)
¨      Separador “Banco” – para os documentos respeitantes às contas do banco (extractos bancários, acções, investimentos);
¨      Separador “Impostos” – para os documentos relativos aos impostos (documentos fiscais);
¨      Separador “Medicina” – para documentos médicos (consultas, seguro de vida, seguro de saúde, recibos de medicamentos);
¨      Separador “Carro” – para documentos relativos ao automóvel (seguro, manutenção, inspecções);
¨      Separador “Trabalho” – para documentos relativos à função que exerce profissionalmente (recibos de vencimento, recibos de despesas, justificações de faltas). 

Diminua assim o fluxo de correspondência por abrir e mantenha as contas para pagar e documentos importantes organizados e sempre à mão para qualquer eventualidade que possa surgir.

O que funciona para si?

10/02/2011

Organizar CD’s e DVD’s

Junte todos os CD’s / DVD’s que estiverem espalhados pela casa ou carro e arrume-os nas respectivas caixas. Faça uma selecção do material que pretende guardar. Tenha em conta que só deve guardar aquilo que efectivamente gosta. Se possui uma colecção de CD’s ou DVD’s que nunca ouve ou vê a melhor opção será doar, trocar ou tentar vende-los.

Escolha o espaço adequado para guardar as suas colecções, tenha em conta a quantidade de CD’s/DVD’s que possui e deixe algum espaço livre para as novas aquisições que possa fazer. Se não tiver espaço suficiente opte por utilizar caixas específicas que pode adequar à sua decoração.

Os CD’s / DVD’s deverão ser agrupados por categorias e subcategorias, como por exemplo Rock, Pop, Colectâneas, Musica Clássica, Musica Popular, Infantis, etc. Dentro de cada categoria pode organizar em subcategorias como titulo, cantor, compositor, música nacional ou internacional. Após a criação destas subcategorias coloque tudo por ordem alfabética.

No caso dos CD’s de instalação de softwares o ideal é guardar tudo junto, de preferência próximo do computador.
Separe os DVD’s de filmes dos de musica e utilize separadores com as letras que correspondem às inicias das categorias que utilizou.
Sempre que tirar um CD/DVD do lugar volte a colocar de onde o tirou. Se começar a deixar tudo fora do lugar depois dificilmente encontrara o que procura. Uma táctica que pode seguir é sempre que ouvir um CD de música deixe-o um pouco de fora da prateleira assim será mais fácil na hora de voltar a colocar no devido lugar. E não se esqueça, para manter a organização peça a todos os membros da família que após a utilização coloquem sempre tudo no sítio.

Crie um banco de dados mantendo um inventário de todos os títulos. Experimente criar um documento em Excel onde vai inserir toda a informação respeitante à sua colecção de CD’s e DVD’s.

09/02/2011

Artesanato e Reciclagem: Porta-revistas

Se quiser acrescentar mais interesse à sua estante experimente fazer uma caixa para armazenamento de revistas que também pode servir como peça decorativa.
A dica é adaptar uma caixa de cereais para o efeito ou usar caixas que existem no mercado.

Material utilizado:
¨      Caixa de cereais ou outro tipo de caixa;
¨      Papel decorativo ou tecido;
¨      Lápis;
¨      Régua;
¨      Tesoura;
¨      Cola;
¨      Papel ou tecido para decorar.


Passo 1 - Utilize o lápis e a régua para marcar uma linha de quatro centímetros na parte inferior da caixa. Tenha sempre em conta a altura das prateleiras da sua estante e tente adaptar as medidas da caixa.

Passo 2 - Desenhe uma linha diagonal a partir da marca de quatro centímetros para o canto superior oposto da caixa. Repita o procedimento no outro lado da caixa.

Passo 3 – Use a tesoura para cortar a parte da caixa seguindo as linhas a lápis.

Passo 4 – Verifique que quantidade de papel decorativo vai necessitar para forrar a caixa. Corte. Coloque a cola. Alinhe o papel com a caixa e vá colando cuidadosamente para não formar bolhas de ar. Repita o processo com o restante papel para os outros lados da caixa.


Fonte: Internet

Faça uso das caixas de cereais que tem em casa e transforme-as em utilitários porta-revistas decorativos que permitam organizar a sua colecção. Ou utilize caixas que existem no mercado e decore-as de acordo com o seu estilo, veja as figuras abaixo.


Fonte: Martha Stewart

08/02/2011

Como organizar revistas e jornais


Comece por avaliar a necessidade de manter a pilha de revistas e jornais que vai acumulando em casa. Junte as revistas e jornais e faça uma selecção criteriosa entre o que pretende reciclar, guardar ou doar.


A forma mais simples de organizar estes itens é em porta-revistas com etiquetas identificadoras que contenham o assunto, títulos e o ano de edição. Em cada porta-revistas colocaremos as revistas de culinária, fotografia, turismo, viagens, etc. Dentro de cada conjunto destes teremos a organização pelo assunto divididos por anos de edição. Por exemplo, as revistas de culinária podem ser organizadas por tipo de cozinha (italiana, francesa, mexicana, chinesa, etc). As porta-revistas além de úteis podem ser também um elemento decorativo para a sua casa.

Crie o hábito de após ler uma revista ou jornal recortar apenas os artigos que lhe interessam e reciclar o restante. Organize os recortes em pastas etiquetadas pelo assunto e coloque-as por ordem alfabética na estante. Desta forma, irá ocupar menos espaço e encontrará com mais facilidade aquilo que precisa.

07/02/2011

Como organizar livros

A tarefa de organizar uma biblioteca não pode ser encarada de empreitada, principalmente para quem possui muitos livros. Prepare-se para consumir algum do seu tempo nesta organização. Faça-o aos poucos.

O primeiro passo é decidir sobre os livros que são necessários e pretende guardar dos que são dispensáveis, tendo em conta o espaço disponível para os arrumar.

Depois da selecção do que fica é tempo de organizar cada colecção. Agrupe os livros por grandes temas (Historia, Filosofia, Literatura, etc). Pode organiza-los na horizontal ou na vertical mas lembre-se de deixar a lombada onde consta o titulo visível. Os livros devem ser guardados em ambiente seco e em estantes abertas.

Depois desta organização tenha em conta o desenvolvimento de uma base de dados onde conste esta informação e que será actualizada à medida que vá fazendo mudanças na sua colecção.

04/02/2011

03/02/2011

Artesanato: Saquetas perfumadas

Saquetas perfumadas foram utilizadas durante séculos em roupeiros e gavetas para refrescar as áreas com o aroma de ervas e flores.

Estas pequenas bolsas perfumadas são uma arte que pode ser realizada com rapidez e facilidade em casa. Aprenda a fazer uma saqueta simples.

Passo 1 – Escolha o Saco
Pode optar por sacos de organza, de material fino permite que o perfume circule mais facilmente, ou por sacos de cetim ou de outro material. Escolha o tamanho que pretende tendo em conta o material que tem disponível para utilizar.

Passo 2 – Escolha o recheio
Para o recheio escolha fragrâncias que combinam com o seu gosto, aposte nos aromas da sua preferência. Existem vários tipos de materiais que pode utilizar: eucalipto, jasmim, limão, camomila, cravo, alfazema, lavanda entre outros. Antes de sair para comprar procure os materiais na sua cozinha, jardim ou quintal.

Passo 3 – Coloque o recheio nas saquetas
Certifique-se que os materiais estão completamente secos antes de os colocar nas saquetas. Combine recheios, como laranja e canela, ou utilize apenas um material. Preencha o saco com a quantidade adequada. Se pretende realçar o perfume adicione algumas gotas (10 a 15) de óleos essenciais e ou inove colocando alguns pedaços do seu sabonete preferido.


Passo 4 – Adicione a fita para o acabamento final
Envolva a fita no saco e feche. Certifique-se que amarra com firmeza para o saco não abrir posteriormente.

Estudos demonstram que o sentido do olfacto acciona a memória. Quando guardar a roupa coloque saquetas cheirosas ou sabonetes na sua gaveta ou armário. Empregue esta dica em qualquer altura do ano para presentear a sua família e amigos.

02/02/2011

Na altura de escolher mobília para a sua casa ou divisão, considere o tipo de peça que pretende, se é um móvel ou uma peça decorativa.
Quanto mais versátil for o móvel, melhor. Opte sempre por peças com arrumação.








Fonte: Internet

01/02/2011

Qual é a rotina de manutenção do seu colchão?


Para manter o seu colchão nas melhores condições e assegurar um sono reparador veja as dicas que se seguem. Saiba como limpar um colchão e prolongue a vida do seu com limpezas regulares.

¨      Remova o pó da superfície do colchão
Com o tempo, pó, ácaros, pêlos, poeira e outras partículas acumulam-se no colchão. Utilize o aspirador com o acessório para estofos, para aspirar a superfície do colchão em intervalos regulares.

¨      A cada seis meses, certifique-se de virar o seu colchão
Dependendo do tamanho do colchão esta é uma tarefa em que necessitará de ajuda.
Para assegurar um desgaste uniforme, inverta colchão, pelo menos de seis em seis meses, de baixo para cima e de maneira que o topo fique no fundo.

¨      Cubra o colchão, para protegê-lo, com uma capa protectora
Considere a compra de uma capa protectora para envolver a superfície do seu colchão. Tenha em conta a escolha de uma capa lavável, fácil de remover e de substituir.

¨      Deixe o seu colchão respirar
Diariamente, deixe o colchão arejar entre 5 a 10 minutos antes de fazer a cama. Sempre que proceder à troca de lençóis deixe o seu colchão arejar por um tempo prolongado. Se vai de fim-de-semana aproveite para deixar o colchão desprovido de lençóis a “respirar”.

Os entendidos afirmam que se deve substituir o colchão de 10 em 10 anos. Depois desse tempo, as condições de firmeza e higiene não são as mesmas e a sua função não é desempenhada correctamente, podendo ser prejudicial para a saúde.


A limpeza de colchão é um ritual necessário. Com estas dicas pode tornar a tarefa menos difícil.