30/09/2010

"Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje"

Passe a aplicar este provérbio no seu dia-a-dia. Não deixe as tarefas que menos gosta de fazer para o final do dia. Quanto mais tempo levar para as fazer, mais se consome a pensar nelas.

E lembre-se que sentir-se muito ansiosa e stressada acelera o processo de envelhecimento.

27/09/2010

Quando for ao supermercado, leve as suas próprias sacolas, seja de plástico ou de tecido. Assim evitará que mais sacos plásticos entrem em circulação e acabem no lixo.

25/09/2010

Overbooking


Imagine que vai fazer uma viagem de avião e quando se apresenta ao balcão de ‘check in' lhe dizem que, apesar de ter o bilhete de avião, não poderá embarcar por haver mais reservas do que lugares disponíveis?


O chamado ‘overbooking' é um dos problemas mais comuns. Neste caso, o passageiro tem direito a uma indemnização que varia entre os 250 euros e os 600 euros, consoante os quilómetros da viagem prevista. Além disso, se o embarque for recusado a companhia aérea terá de resolver a situação com uma das seguintes formas: reembolso do preço do bilhete correspondente à parte da viagem não realizada ou então proceder ao reencaminhamento do cliente para o destino final na maior brevidade possível.

Fonte: Diário Económico

21/09/2010

O guia de como guardar sapatos

Avaliação
Comece por avaliar o estado e uso de cada par, determine a qualidade e o estado de conservação. Elimine os que não estão em condições de serem usados ou os que já não gosta ou não usa mais. Renovação abre espaço para boas energias!

Armazenamento
Para facilitar a visualização dos seus sapatos deve guarda-los em sapateiras, modulos para sapatos ou mesmo em caixas com ventilação ou em sacos com visores. Quem prefere ficar com as caixas antigas é só colar etiquetas indicando o que tem dentro de cada uma, como por exemplo qual o tipo de sapato e a cor. Outra dica será colocar em cada caixa uma foto do calçado que contém ou ate mesmo forra-las com papel.
Empilhando as caixas ganha espaço, além de facilitar a identificação e localização do calçado. Não pode esquecer-se de fazer furinhos nas laterais das caixas para os sapatos respirarem.



Noções básicas de disposição do calçado
Tal como as roupas também os sapatos podem ser organizados por estação, tipo e cor (do mais escuro para o mais claro).
Os sapatos podem ser colocados com um pé atrás do outro (em vez de lado a lado), o que facilita a visualização.Uma dica para guardar as botas de cano alto será enrolar uma revista ou uma garrafa de plastico e coloca-la dentro da bota para não deformar.

Limpeza
Sempre que descalçar um sapato, deixe-o respirar por algumas horas antes de guardar no armário. Lembre-se também de limpar os sapatos com um pano ou esponja seca em movimentos leves e circulares para eliminar o pó e a sujeira, assim não permite o desenvolvimento de fungos que podem danificar o calçado. Para calçado de couro é conveniente usar um pano limpo e húmido e deixar secar, para camurças é conveniente usar uma escova de cerdas macias e secas.
Nunca deixe o sapato exposto ao sol ou em ambientes muito quentes, isso pode alterar a cor do sapato.

Faça bom uso dos sapatos que tem no armário!

15/09/2010

Dê a volta ao seu armário e à sua vida!


Aqui ficam algumas dicas para a ajudar a seleccionar o que fica e o que vai. O primeiro passo para arrumar o armário é livrar-se dos entulhos (roupas, acessórios e sapatos que você não usa há um bom tempo), ás vezes uma disposição melhor das peças traz um ganho de espaço.

Roupas: separe aquelas que usa com frequência daquelas que simplesmente não usa. As que não usa pode separar por três grupos:
1.        Para arranjar: as que precisam de um ajuste (botões, costuras) e que vão para a costureira.
2.      Para doar: as peças que não tenha usado nos últimos dois anos, que não gosta, que não servem mais, o que deixou de ser moda ou o que comprou num impulso. Doe essas roupas irá sentir-se bem e ajudar quem mais precisa.
3.     Lixo: as roupas sem qualquer tipo de conserto, velhas e que nem para doação servem.
Analise cada item. Não vale a pena guardar essas peças que só enchem o armário. O importante é ter peças de qualidade que, ai sim vale a pena guardar.

O proximo passo será separar as roupas e sapatos por estações do ano e começar por guardar as que não irá usar agora. Se possivel, guarde-as num local especifico do armario (partes superiores, por exemplo). Certifique-se de que todas as peças estejam limpas uma vez que guardadas sem serem lavadas podem ficar danificadas.
Após esta selecção organize as roupas em cabides ou gavetas, por cores seguindo uma disposição em degrade, frequência de uso ou estilo. Os armários além de cabides, necessitam de acessórios como caixas e suportes para cintos. Existem no mercado diversos tipos de cabides ideais para diversas finalidades. Utilize modelos específicos de cabides para cada peça: calças, com presilhas para saias, cintos, lenços e bijutarias. Os cabides ocupam menos espaço e são mais fáceis de manusear quando dispostos na mesma direcção, com o gancho virado para dentro e do mesmo modelo e cor. Esmere-se e tudo ficará mais organizado!

Divida o armário por sectores:

1. Peças longas (vestidos, casacos, túnicas, robes);
2. Camisas e blazers;
3. Calça;
4. Saias.

Assim terá uma sequência decrescente. Agora faça o mesmo com as cores, agrupe as peças por cores, dos mais escuros para os mais claros. Alguns armários possuem prateleiras ajustáveis o que ajuda a planear o espaço de cada sector. Tenha em mente que o objectivo é maximizar a quantidade de espaço que tem disponível no armário.

As gavetas são ideais para guardar peças pequenas como lingerie, meias, lenços, luvas, cachecóis e bonés. Sem uma boa gestão do espaço, pode acontecer que caso queira encontrar alguma coisa, se torne difícil. Uma ideia será criar espaços com divisórias à sua medida. O segredo está em encaixar tudo de uma forma organizada.

Use saches perfumados nas gavetas, caixas e pendurados entre os cabides, um cheiro agradável revigora. Se optar por usar bolas de naftalina não deixe que as mesmas toquem na roupa.

Está na altura de se afastar um pouco e de olhar o seu armário. Está harmonioso? Se sim, está no caminho certo. Se não tente ver o quer lhe agrada mais e corrija. À medida que for usando o seu armário vai percebendo que peças ficam melhor em determinado espaço e vai fazendo adaptações às suas necessidades diárias.

Um armário organizado é sinal de uma vida organizada!

12/09/2010

A importância de ter a casa arrumada

Ter a casa arrumada é o sonho de toda a dona-de-casa. Ter a casa limpa, tudo a brilhar e no lugar. Para descontrair aqui fica um vídeo publicitário exemplificativo.
Fonte: IKEA

10/09/2010

Anotações

O primeiro passo para simplificar a vida é ter uma agenda, seja em que formato for (papel ou digital). A agenda é uma ferramenta importante na organização do tempo.

O passo mais importante será anotar as actividades que deseja realizar durante o dia. Uma boa dica é fazer este processo à noite ou ao fim do dia. Elabore uma listagem por ordem de importância para o dia seguinte, não demora mais que 10 minutos e permite ganhar muito tempo. Ao incorporar o uso da agenda aos seus hábitos terá uma melhor noção de tempo e das tarefas que tem que realizar. Assim, pode concentrar-se naquilo que realmente interessa o que resultará, certamente, em ganho de produtividade.

Anote compromissos, eventos, contactos, datas de aniversário, pagamentos que precise efectuar, consultas, o expirar ou a renovação de cartões, etc.

Mas não se esqueça que a agenda precisa de organização, portanto faça revisões periódicas ao que tem anotado. Descubra o efeito positivo de ter uma agenda sempre actualizada!

06/09/2010

Pague as Contas pela internet

Pague as contas pela internet ou pelo telefone, faça pagamentos através deste sistema com segurança e tranquilidade, basta uma conta e uma senha que permitam o acesso.

Actualmente quase todas as empresas disponibilizam os principais serviços pela internet. Estes serviços permitem que efectue os pagamentos ou transferências comodamente da sua casa ou do seu emprego, economizando recursos e poupando as idas e vindas. Desta maneira não corre o risco de se esquecer das datas de pagamento e evita eventuais multas cobradas pelo pagamento de contas em atraso.

Aceda ao site das empresas às quais contratou os serviços e informe-se sobre essas possibilidades.

A gestão do seu dinheiro não é tarefa fácil, por isso não se esqueça de acompanhar e controlar periodicamente o seu orçamento. Esta é uma actividade que deve fazer parte da sua rotina.